Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

quarta-feira, dezembro 10, 2008

60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

- E o que exatamente mudou nesses 60 anos?

O "Lucro" continua sendo mais importante do que a vida e a dignidade da Pessoa Humana, e a "cegueira" predomina na administração das sociedades, nas relações internacionais... e nos que insistem em ignorar o mundo em que vivemos...

- O que é prioridade, afinal?


“Estamos sempre mais ou menos cegos… Como custa tanto arranjar dinheiro numa emergência e, agora, de repente, saltam milhões! Onde estavam? Apareceram para salvar vidas? Não. Apareceram para salvar bancos”.

- José Saramago -


Foto: Pequenos refugiados do Congo (ex-Zaire) choram a perda dos pais. Fotografia tirada em 06 de novembro de 2008, por Jerome Delay/AP Photos. Essas crianças têm chances remotíssimas de alcançarem a idade adulta.

(Foto e frase retirados do blog: Diário Gauche )

***

Segue abaixo algumas das principais denúncias de violação de direitos humanos feitas por organismos internacionais: (Fonte: O Globo)

- Seis milhões de pessoas no mundo são refugiados de longo prazo, segundo relatório das Nações Unidas. Segundo alto-comissário para Refugiados, Antonio Guterres, o planeta registra 30 áreas onde conflitos forçam grandes contingentes de pessoas a abandonarem suas casas em busca de refúgio em outras províncias ou em outros países.

- De acordo com o grupo Free Tibet, a tortura está sendo disseminada por autoridades chinesas no Tibete. Segundo documento, muitos detidos são libertados, mas não resistem aos ferimentos e acabam morrendo.

- Desde 2007, o conflito civil que aflige a Somália já cobrou a vida de 16.210 pessoas, de acordo com os números publicados por uma organização de defesa dos direitos humanos local, a Elman Peace and Human Rights.

2 comentários:

Anônimo disse...

Tu tá certa, Proud.
É brabo: o tempo passa e nada muda.
É na Somália e é no Brasil.

PS - estamos com saudades de ti, querida. Vamos combinar algo, né?
Beijos, Raquel e Naty.

Proud Mary disse...

Tbm estou com saudades de vocês, Queri! Vamos combinar algo cerrrto!!! ;)
Beijão