Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

segunda-feira, maio 07, 2007

Não se Omita!


Eles começaram perseguindo os comunistas,

E eu não protestei, porque não era comunista.

Depois, vieram buscar os judeus,

E eu não protestei, porque não era judeu.

Depois ainda, vieram buscar os sindicalistas,

E eu não protestei, porque não era sindicalista.

Aí, vieram buscar os homossexuais,

E eu não protestei, porque não era homossexual.

Aí então, vieram buscar os ciganos,

E eu não protestei, porque não era cigano.

E depois, vieram buscar os imigrantes,

E eu não protestei, porque não era imigrante.

Depois, vieram me buscar.

E já não havia ninguém para protestar!


- Martin Niemöller -


***

Reclamar que as coisas não estão do jeito que a gente esperava não nos leva a lugar algum. Do contrário, viveríamos em um mundo muito melhor e mais justo para todos. Coisas como o sofrimento, a fome, a poluição e a violência seriam desconhecidas por nós; pois, quando algo desse errado bastaria alguém reclamar e tudo seria resolvido por um passe de mágica divino!
Que humano não gostaria que as coisas fossem facilmente resolvidas??

O fato é que a realidade é dura e crua. Enquanto ficarmos acomodados, reclamando da vida, das injustiças, do nosso sofrimento (seja ele coletivo ou individual), ou simplesmente reclamando da morte da bezerra, nunca iremos evoluir. Me refiro tanto a evolução pessoal quanto a evolução das sociedades.

Fazer do mundo um lugar melhor depende de nós. Para tanto, não podemos nos omitir!

"Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer alguma coisa já."

Nenhum comentário: