Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

segunda-feira, maio 07, 2007

Não se Omita!


Eles começaram perseguindo os comunistas,

E eu não protestei, porque não era comunista.

Depois, vieram buscar os judeus,

E eu não protestei, porque não era judeu.

Depois ainda, vieram buscar os sindicalistas,

E eu não protestei, porque não era sindicalista.

Aí, vieram buscar os homossexuais,

E eu não protestei, porque não era homossexual.

Aí então, vieram buscar os ciganos,

E eu não protestei, porque não era cigano.

E depois, vieram buscar os imigrantes,

E eu não protestei, porque não era imigrante.

Depois, vieram me buscar.

E já não havia ninguém para protestar!


- Martin Niemöller -


***

Reclamar que as coisas não estão do jeito que a gente esperava não nos leva a lugar algum. Do contrário, viveríamos em um mundo muito melhor e mais justo para todos. Coisas como o sofrimento, a fome, a poluição e a violência seriam desconhecidas por nós; pois, quando algo desse errado bastaria alguém reclamar e tudo seria resolvido por um passe de mágica divino!
Que humano não gostaria que as coisas fossem facilmente resolvidas??

O fato é que a realidade é dura e crua. Enquanto ficarmos acomodados, reclamando da vida, das injustiças, do nosso sofrimento (seja ele coletivo ou individual), ou simplesmente reclamando da morte da bezerra, nunca iremos evoluir. Me refiro tanto a evolução pessoal quanto a evolução das sociedades.

Fazer do mundo um lugar melhor depende de nós. Para tanto, não podemos nos omitir!
"Não podemos fazer tudo imediatamente, mas podemos fazer alguma coisa já."


P A R T I C I P E !
FAÇA A SUA PARTE!

Nenhum comentário: