Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

domingo, julho 22, 2007

Use a sua Voz!

Publico estas flores em homenagem às vítimas da tragédia em Congonhas!!

O caos aéreo instaurado e Lula pensando em economia e submarinos atômicos. Uma vergonha! Por que no Brasil os problemas não são previstos, apenas remediados? Sempre é tarde demais.
Raquel Wrobleski Dienstmann

Aproveitando o 'gancho' da minha amiga Rachel, que saiu na Palavra do Leitor da zero-hora da última sexta, e compartilhando da sua indignação, eu questiono:

Até quando seremos omissos diante de tamanha incompetência e corrupção dos nossos governantes, que supostamente deveriam zelar pelo nosso bem?
Até quando ficaremos calados diante das atrocidades que eles cometem debaixo dos nossos olhos?

Quem cala, consente! Se continuarmos aceitando tudo sem reagir, seremos coniventes com quem a gente tanto despreza: aqueles que, mais a mais, desenvolvem métodos diferentes para nos ludibriar e, desta forma, nos roubar... Pelo visto, não basta roubar só os cofres públicos, também estão roubando a vida daqueles que amamos! Assim, a população que paga altos impostos, que paga salários absurdos pros seus governantes, que tem uma saúde pública precária, um alto percentual de pessoas desabrigadas, que vivem à margem das grandes cidades em condições subumanas; um alto percentual de desemprego; que tem uma educação desvalorizada – afinal, pagam-se salários miseráveis aos nossos professores; que disponibiliza poucos recursos para aqueles que deveriam nos proteger e, conseqüentemente, acabam por aumentar o poder de fogo dos que, assim como o próprio governo demonstra, querem nos furtar durante o sono... essa população, corre o risco de ser extinta por aqueles que a governam! É impossível não constatar que o mau exemplo vem do planalto, os outros são peixe-pequeno. Basta estar por dentro das notícias pra ver o picadeiro que a nossa ‘política’ se transformou...

“Ignorância Administrativa MATA!”
Em frente ao local de embarque no aeroporto internacional Salgado Filho, se vê esta mensagem escrita em diversos cartazes, ao lado de alguns ramos de flores. Porque é que só uma semana depois do acidente resolveram colocar as tais ‘ranhuras’ na pista de Congonhas??
Por que diabos continuaram utilizando aquela pista, mesmo com os pilotos reclamando da sua condição e tantos aviões derrapando??
Os ‘responsáveis’ não suspeitaram de que estava faltando alguma coisa não?
No noticiário de hoje fiquei abismada ao saber da fortuna que gastaram com a reforma de Congonhas, com escadas rolantes, piso de granito, um imponente prédio administrativo...
Adivinha o quê eles deixaram pra reformar por último?
As pistas do aeroporto, que dúvida! Já o radar do tempo do Ariri continua lá, firme e forte. Que coisa... pensei que a prioridade fosse a segurança das pessoas! Que inversão de valores.


Vivemos fragilizados por uma justiça falha, governantes corruptos, CPIs que não resolvem nada, corruptos reincidentes...
Ainda bem que em meio a essa rede emaranhada de corrupção, hipocrisia, e falta de ética, ainda existem pessoas do bem, de boa índole, que lutam por um país mais justo. Pessoas que fazem a diferença entre nós. Acreditem, ainda existe muita gente boa no Brasil, e preocupada com o nosso futuro. Por isso, não podemos ficar omissos diante dos fatos, temos de fazer a nossa parte também e, assim, evitar futuras vítimas do descaso político. Para tanto, não podemos calar e simplesmente esperar que as soluções caiam do céu, ou nos limitar a ficar reclamando de braços cruzados... Se só reclamar adiantasse alguma coisa, possivelmente o Brasil já teria se transformado em um país de 1º mundo, e os corruptos estariam todos na cadeia. Não podemos esperar por milagres, temos de nos unir e exigir providências, já!

Vamos exigir atitudes humanas daqueles que mantém uma conta na Suíça, dos que desviam quantias inestimáveis dos cofres públicos...
Inestimáveis...
Inestimáveis são as vidas perdidas nesta tragédia em Congonhas, são as vidas perdidas pelo acidente do avião da Gol com o Legacy há 10 meses atrás, são as vidas que se perdem diariamente por conseqüência da fome e da miséria, da crescente violência e falta de segurança nas ruas... Não é porque possuímos um governo que finge governar para a sua população (quando na verdade é bem o contrário), que nós temos de fingir estar satisfeitos com a sua ‘administração’ (ou seria falta de administração). Lembrem-se: a Omissão também é crime!

A voz do povo é a voz de Deus!
Vamos usar o nosso poder ao nosso favor! Não podemos deixar de lutar por uma sociedade mais justa, mais segura, mais fraterna... é melhor a gente tentar do que se acomodar! Chega de vítimas! Esse último acidente já foi suficientemente doloroso para nós brasileiros, não queremos mais vítimas! Já dizia o ditado: cada povo tem o governo que merece. Vamos provar que nós merecemos um governo melhor. Basta de corrupção, de impunidade. Chega! Vamos usar a nossa voz, assim teremos consideração com as vítimas de todas as negligências dos que comandam este circo. Chega de sofrimento pra nossa população! Faça a sua parte, use a sua voz. Não se Omita!

***
[Recebi essa mensagem de um conhecido do orkut – divulgem!! Acho que já é um começo.]

"DIA 03 DE SETEMBRO DE 2007 - DIA DE PROTESTO CONTRA A AVIAÇÃO CIVIL DE NOSSO PAÍS " "VAMOS DEIXAR AS AERONAVES DESTE PAíS VAZIAS"

Senhores/Senhoras,

Se você está cansado de tanta impunidade; se você não agüenta mais ver tantos casos sem soluções (mensalão, sanguessugas, Vavá, Renan Calheiros, acidente da Gol, crise nos aeroportos, e agora o acidente da Tam, etc. etc. etc.); se você se sente oprimido dentro de seus próprios valores; se você não têm mais explicações a dar aos seus filhos; se você se sente um "covarde" aceitando, aceitando, e aceitando tudo, e não fazendo nada; se você ligou a televisão e não sabe em quem acreditar com relação ao acidente da TAM; chegou a hora de dar um basta. Vamos mostrar para a ANAC, INFRAERO, COMPANHIAS AÉREAS, E NOSSOS PRINCIPAIS GOVERNANTES, que a população civil deste País, tem sangue, tem moral, tem valores, e está viva.

Por isto eu estou propondo a adesão de todos ao DIA NACIONAL DE PROTESTO DA POPULAÇÃO CIVIL DO BRASIL, fazendo um boicote aos vôos comerciais.Vamos evitar todos os vôos neste dia: se você tem subordinado, solicite a eles que não viajem neste dia; se seu chefe lhe pediu para fazer uma viagem neste dia, negocie outra data come ele; se você já tem compromisso, desmarque-os; se você tem colegas em agências de viagens, solicite a eles que não emitam bilhetes aéreos para esse dia; se você tem acesso a imprensa, solicite o apoio deles. Vamos divulgar isto para todos. Basta de Impunidade!

Um comentário:

Larissa Bohnenberger disse...

Claro que a reforma da pista ficou, por último, Mariana... é muito mais importante uma área administrativa e de lazer novinha bonita, cheirosa, que passe a impressão de pertencer a um país de primeiro mundo do que a segurança dos viajantes... e o prédio que foi erguido da noite pro dia... para que ainda não conhece, este fato chama-se "milagre da construção civil"!
Só sinto uma pena que seja necessário uma catástrofe deste nível para que as pessoas comecem a pôr a boca no mundo... enquanto todos os dias temos centenas de pessoas morrendo de fome, frio, acidente de carro! Povo brasileiro é lento! Tinha que estar botando a boca no trombone há muito tempo!
Excelente texto, como sempre!
Bjs, miga!