Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

sexta-feira, dezembro 08, 2006

John Lennon

"Com a sua morte, despareceu, um dos poucos genios que viviam no mundo hoje. John Lennon morreu aos 40 anos de idade, portanto com muito tempo ainda aberto a sua frente, mas o pouco que viveu foi o suficiente para deixar um dos mais extraordinários legados que a cultura popular moderna jamais recebeu. Não há notícia de que outro compositor, ou outro conjunto musical, tenha sido mais universal que Lennon e os Beatles, ou que tenha encantado tanta gente, durante tanto tempo, em tantos lugares, ou ainda , que tenha influenciado de maneira tão completa a epoca em que viveu. Vinte e nove anos - não um ou dois, mas vinte e nove - depois que os Beatles terem-se dissolvido em 1970, para jamais cantar ou gravar juntos de novo, suas canções, seus discos e sua imagem continuam tão atuais e presentes como se o conjunto continuasse inato. Sem existir mais, os Beatles permanecem tão vivos como sempre - pois se tornou impossível cansar-se deles, e mais ainda esquece-los. John Lennon é a alma e cérebro desse admirável fenômeno." Revista Veja - 12/12/1980

***

Imagine - por John Lennon (1971)

Imagine que não existe céu
É fácil se você tentar
Nenhum inferno abaixo de nós
E acima apenas o céu

Imagine todas as pessoas
Vivendo para o hoje

Imagine não existir países
Não é difícil de fazê-lo
Nada para matar ou por morrer
E nenhuma religião

Imagine todas as pessoas
Vivendo em paz

Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

Imagine não existir posses
Surpreenderia-me se você conseguisse
Inexistir necessidades e fome
Uma irmandade humana

Imagine todas as pessoas
Partilhando o mundo

Talvez você diga que eu sou um sonhador
Mas não sou o único
Desejo que um dia você se junte a nós
E o mundo, então, será como um só

***

Hoje completam 26 anos da morte de John Lennon. É triste que ele tenha partido de uma forma tão brutal, mas certamente nunca será esquecido pela sua obra e pela pessoa que foi. Em homenagem a esse grande músico, que serve de inspiração para tantos outros até hoje, publico alguns dos seus pensamentos:

"Se o homem buscasse conhecer a si mesmo primeiramente, metade dos problemas do mundo estaria resolvido."

"Fico orgulhoso de ser o palhaço do ano neste mundo em que as pessoas ditas sérias estão matando e destruindo nas guerras como a do Vietnã."

“A nossa política é a bom humor. Todas as pessoas sérias foram assassinadas. Nós queremos ser os palhaços do mundo."

"Nós temos um Hitler dentro de nós, mas também temos paz e amor..."


"Creio que a maioria das escolas são prisões - a cabeça da criança é aberta, e faze-la ficar estreita para que vá disputar na sala de aula, é irracional."

"Normalmente há sempre uma grande mulher atrás de cada homem."

"Sim, eu acredito em Deus como uma usina de força, uma espécie de usina elétrica e que Ele é um poder supremo, que não é nem bom, nem ruim, nem de esquerda nem de direita, nem preto nem branco. Eu acho que Deus É."

"Eu li sobre Van Gogh, Beethoven, todos eles, pois é, se eles tivessem psiquiatras nós não teríamos essas geniais pinturas de Gauguin."

"Eu acredito em Wilhelm Reich, aquele cara que disse: Não se torne um líder."

"Eu nunca me proclamei uma divindade. Nunca clamei por pureza da alma."

"Não deixe que te iludam com droga ou cocaína, não te fará mal sentir a própria dor."

"O trabalho não justifica a existência. A gente trabalha para existir e vice-versa."

"Eu componho de acordo com as circunstâncias em que eu estou envolvido, seja de ácido ou na água."

"Eu tenho um grande medo desse negócio de ser normal."

"Eu não acredito em Jesus, eu não acredito em Gurus, eu não acredito nos Beatles".

"Um rei sempre acaba sendo morto por seus cortesãos".

"Faça seu próprio sonho"

"O que nós temos que fazer é manter viva a esperança, por que sem esperança todos nós vamos naufragar."

Nenhum comentário: