Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

domingo, março 04, 2007

Lar doce lar!


Nada como voltar pra casinha depois de um mês fora. Tava morrendo de saudades da minha terrinha!

Realmente o nordeste é lindo como sempre me falaram, cada praia de tirar o fôlego... Contudo, a cultura de lá é muito diferente da do Sul, a qual estou acostumada. Também pudera, a distância do Rio Grande do Sul para o Rio Grande do Norte é de aproximadamente 700mil km (alguém me disse). Não poderia haver muitas similaridades entre aqui e lá, até a natureza e o clima são diferentes. É exatamente isso que me fascina no nosso país além das diferentes culturas: as belezas naturais. 'Muitos países dentro de um só' - a frase pode até ser manjada, mas o fato é que somos privilegiados por essas diversidades. É uma pena que a natureza não seja preservada como deveria e que sejamos rodeados por todo esse mar de corrupção. Enfim... não vou me aprofundar nestas questões agora, deixo este debate para outro dia.

Voltando ao primeiro enfoque, as diferenças e peculiaridades: o nascer e o pôr-do-sol também são em horários diferentes daqui. Lá anoitece cerca de 17h30min, 18hs, e amanhece às 5hs. Custei a me acostumar com esses horários... ou melhor, não me acostumei! Vivia sem a mínima noção das horas e o tempo parecia passar de forma diferente. Às 22hs tinha a sensação de que já devia ser meia-noite. Claro! Como anoitece mais cedo, eu tinha a impressão de que era mais tarde do que realmente era.

Fora isso e as lindas praias que conheci, também tive o privilégio de conhecer muita gente bacana, do bem. Troquei muitas idéias com os amigos da minha irmã, todos muito queridos, e alguns desconhecidos. Aprendi muitas gírias locais e, aos poucos, fui conhecendo um pouco mais da cultura daquele povo tão receptivo. Ah! Também aproveitei pra tomar muita água-de-coco durante a minha estadia. Nada como tomar uma água-de-coco bem gelada, numa praia linda, olhando para o mar, debaixo da sombra de um coqueiro (em frente ao coqueiro-verde).

Curti muito o meu sobrinho, voltei mais coruja ainda. Fiquei impressionada com o seu carisma e esperteza, não há quem não se encante! Ele lembra muito a minha irmã quando era nenê, principalmente pelo mesmo olhar atento e o jeito hiper-ativo. Com a diferença de que ele é muito mais hiper-ativo do que ela, o que não é nenhum problema já que ele é uma criança fácil de lidar. Sempre se acorda sorrindo, de bem com a vida, se entretém com facilidade. Engatinha com agilidade, sem colocar os joelhos no chão, parece um caranguejinho que de vez enquando fala dá-dá em todas as entonações possíveis. Quando está com sono fica no colo, bem quietinho, com um olhar meigo, chupando o bico como a Meg do desenho dos Simpsons. Sem dúvidas ele é um espírito iluminado que veio trazer aprendizado e muitas alegrias pra nossa família.

Embora esta viagem tenha sido muito boa, no final as minhas raízes falaram mais alto, clamaram pelo meu retorno. Adoro viajar e quero poder conhecer muitos lugares diferentes, mas amo Porto Alegre. Pouco antes do avião pousar, só de ver lá de cima os prédios e as luzes da cidade se aproximando, meu sorriso foi instantâneo. Se pudesse, abraçava a minha cidade! – pensei na hora.


***

Porto Alegre
- Está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.
- Localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.
- Possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.
- Primeira cidade a implantar os Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Tem um trânsito modelo no país.
- É referência nacional na Coleta Seletiva de Lixo, com 100% de recolhimento.
- Possui o maior índice brasileiro de creches comunitárias.
- 1ª cidade da América Latina a possuir um Plano Diretor de Drenagem Urbana.
- Escolhida pela ONU, junto com outras três da América Latina (Lima, Loja e San Salvador) para integrar experiência piloto sobre Cooperação Intermunicipal, dentro do Projeto Apoio de Voluntariado das Nações Unidas à Solidariedade Internacional Municipal.


Informações Gerais:
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º. Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m Área: 476,3 km2
Relevo: Possui espaços de planície mas está circundado por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72Km.
População: 1.416.363 habitantes (Fonte: IBGE/2004)


Indicadores:
Expectativa de vida- 71,4 anos
Crescimento da população- 1,25% ao ano
População alfabetizada- 91%
Coleta de esgoto- 83%
Abastecimento de água- 99%
Abastecimento de energia elétrica- 98%

Títulos e Conquistas:
- Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil (Organização das Nações Unidas/ONU 1996, 1998, 2002)
- Melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais, segundo dados da ONU e do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, 2001
- Orçamento Participativo, um dos 40 melhores modelos de Gestão Pública Democrática/Programa Habitat da ONU

- 2ª Melhor Cidade Brasileira para Investimentos, pela Revista Exame 2000
- Uma das cidades com maior potencial de crescimento mundial e uma das mais preparadas para receber investimentos nos próximos dez anos, segundo o levantamento World Winning Cities, da consultoria inglesa Jones Lang LaSalle que analisou mais de cem municípios em todo o mundo.
- Porto Alegre é a única brasileira entre as 24 recomendadas no estudo/2004
- Prêmio Prefeito Criança 1999, 2000, 2001/ABRINQ
- Carris, a melhor empresa de transporte urbano do país, Top de Marketing e Top Of Mind, segundo a Associação Nacional dos TRansportadores de Passageiros/ANTP-1999,2001 e 2002
- Cidade Educadora, prêmio conquistado na Espanha
- Capital Cultural do Mercosul 2000
- Destaque na categoria Controle da Poluição no 12º Prêmio Expressão de Ecologia/Revista Expressão/2004, com o case Os Ares de Porto Alegre-Campanha Cidades pela Proteção Climática
- Hospital de Pronto-Socorro - referência nacional em pronto-atendimento



(*) Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Nenhum comentário: