domingo, março 04, 2007
Lar doce lar!
Nada como voltar pra casinha depois de um mês fora. Tava morrendo de saudades da minha terrinha!
Realmente o nordeste é lindo como sempre me falaram, cada praia de tirar o fôlego... Contudo, a cultura de lá é muito diferente da do Sul, a qual estou acostumada. Também pudera, a distância do Rio Grande do Sul para o Rio Grande do Norte é de aproximadamente 700mil km (alguém me disse). Não poderia haver muitas similaridades entre aqui e lá, até a natureza e o clima são diferentes. É exatamente isso que me fascina no nosso país além das diferentes culturas: as belezas naturais. 'Muitos países dentro de um só' - a frase pode até ser manjada, mas o fato é que somos privilegiados por essas diversidades. É uma pena que a natureza não seja preservada como deveria e que sejamos rodeados por todo esse mar de corrupção. Enfim... não vou me aprofundar nestas questões agora, deixo este debate para outro dia.
Voltando ao primeiro enfoque, as diferenças e peculiaridades: o nascer e o pôr-do-sol também são em horários diferentes daqui. Lá anoitece cerca de 17h30min, 18hs, e amanhece às 5hs. Custei a me acostumar com esses horários... ou melhor, não me acostumei! Vivia sem a mínima noção das horas e o tempo parecia passar de forma diferente. Às 22hs tinha a sensação de que já devia ser meia-noite. Claro! Como anoitece mais cedo, eu tinha a impressão de que era mais tarde do que realmente era.
Fora isso e as lindas praias que conheci, também tive o privilégio de conhecer muita gente bacana, do bem. Troquei muitas idéias com os amigos da minha irmã, todos muito queridos, e alguns desconhecidos. Aprendi muitas gírias locais e, aos poucos, fui conhecendo um pouco mais da cultura daquele povo tão receptivo. Ah! Também aproveitei pra tomar muita água-de-coco durante a minha estadia. Nada como tomar uma água-de-coco bem gelada, numa praia linda, olhando para o mar, debaixo da sombra de um coqueiro (em frente ao coqueiro-verde).
Curti muito o meu sobrinho, voltei mais coruja ainda. Fiquei impressionada com o seu carisma e esperteza, não há quem não se encante! Ele lembra muito a minha irmã quando era nenê, principalmente pelo mesmo olhar atento e o jeito hiper-ativo. Com a diferença de que ele é muito mais hiper-ativo do que ela, o que não é nenhum problema já que ele é uma criança fácil de lidar. Sempre se acorda sorrindo, de bem com a vida, se entretém com facilidade. Engatinha com agilidade, sem colocar os joelhos no chão, parece um caranguejinho que de vez enquando fala dá-dá em todas as entonações possíveis. Quando está com sono fica no colo, bem quietinho, com um olhar meigo, chupando o bico como a Meg do desenho dos Simpsons. Sem dúvidas ele é um espírito iluminado que veio trazer aprendizado e muitas alegrias pra nossa família.
Embora esta viagem tenha sido muito boa, no final as minhas raízes falaram mais alto, clamaram pelo meu retorno. Adoro viajar e quero poder conhecer muitos lugares diferentes, mas amo Porto Alegre. Pouco antes do avião pousar, só de ver lá de cima os prédios e as luzes da cidade se aproximando, meu sorriso foi instantâneo. Se pudesse, abraçava a minha cidade! – pensei na hora.
***
Porto Alegre
- Está entre as cidades mais arborizadas do mundo, com mais de um milhão de árvores, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país.
- Localiza-se no centro do Mercosul, posição privilegiada em relação a outras cidades brasileiras.
- Possui afinidade cultural, comercial e idiomática com os países do Prata, fato relevante na integração do Estado ao Mercosul.
- Primeira cidade a implantar os Conselhos Tutelares e o Estatuto da Criança e do Adolescente.
- Tem um trânsito modelo no país.
- É referência nacional na Coleta Seletiva de Lixo, com 100% de recolhimento.
- Possui o maior índice brasileiro de creches comunitárias.
- 1ª cidade da América Latina a possuir um Plano Diretor de Drenagem Urbana.
- Escolhida pela ONU, junto com outras três da América Latina (Lima, Loja e San Salvador) para integrar experiência piloto sobre Cooperação Intermunicipal, dentro do Projeto Apoio de Voluntariado das Nações Unidas à Solidariedade Internacional Municipal.
Informações Gerais:
Fundação oficial: 26 de março de 1772
Localização: Latitude S - 30º / Longitude W - Greenwich 51º. Capital mais meridional do Brasil.
Altitude: 10m Área: 476,3 km2
Relevo: Possui espaços de planície mas está circundado por 40 morros que abrangem 65% da sua área, limitada por uma orla fluvial de 72Km.
População: 1.416.363 habitantes (Fonte: IBGE/2004)
Indicadores:
Expectativa de vida- 71,4 anos
Crescimento da população- 1,25% ao ano
População alfabetizada- 91%
Coleta de esgoto- 83%
Abastecimento de água- 99%
Abastecimento de energia elétrica- 98%
Títulos e Conquistas:
- Metrópole nº1 em qualidade de vida do Brasil (Organização das Nações Unidas/ONU 1996, 1998, 2002)
- Melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais, segundo dados da ONU e do Instituo de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA, 2001
- Orçamento Participativo, um dos 40 melhores modelos de Gestão Pública Democrática/Programa Habitat da ONU
- 2ª Melhor Cidade Brasileira para Investimentos, pela Revista Exame 2000
- Uma das cidades com maior potencial de crescimento mundial e uma das mais preparadas para receber investimentos nos próximos dez anos, segundo o levantamento World Winning Cities, da consultoria inglesa Jones Lang LaSalle que analisou mais de cem municípios em todo o mundo.
- Porto Alegre é a única brasileira entre as 24 recomendadas no estudo/2004
- Prêmio Prefeito Criança 1999, 2000, 2001/ABRINQ
- Carris, a melhor empresa de transporte urbano do país, Top de Marketing e Top Of Mind, segundo a Associação Nacional dos TRansportadores de Passageiros/ANTP-1999,2001 e 2002
- Cidade Educadora, prêmio conquistado na Espanha
- Capital Cultural do Mercosul 2000
- Destaque na categoria Controle da Poluição no 12º Prêmio Expressão de Ecologia/Revista Expressão/2004, com o case Os Ares de Porto Alegre-Campanha Cidades pela Proteção Climática
- Hospital de Pronto-Socorro - referência nacional em pronto-atendimento
(*) Fonte: Prefeitura Municipal de Porto Alegre.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário