Meu mundo expresso de várias formas... (my routes, my rules)

quinta-feira, dezembro 07, 2006

FINAL do Festival de Música - A grande pedreira!


Neste sábado, 02/12, participamos da Final do 9º Festival de Música de Porto Alegre. Todas as bandas tinham que se apresentar às 13:30 no Teatro da Assembléia Legislativa pra agendar a passagem de som na qual também seria gravada a faixa para o CD do Festival. Devido a um acontecimento que prefiro não comentar, acabamos tendo que passar a tarde inteira lá no Teatro. Assistimos a passagem de som de todas as outras bandas. Com exceção do stress do tal acontecimento, até que foi bem divertido! Tinha gente muito fera lá, foi bem legal assistir. Fomos uma das últimas bandas a passar o som e, segundo alguns amigos que estavam lá, nossa gravação ficou bem bacana!

Contudo, o grande massacre desse Festival não foi dado pelos nossos concorrentes (pausa dramática)... mas sim pelo próprio apresentador do Festival (eheh). Nós e todos os presentes pagamos todos os nossos pecados. Inclusive, ficamos com créditos perante as divindades pra pecar mais algumas vezes, se necessário. Sem exageros, o cara é uma viagem! Até então nunca tinha visto alguém tão irritantemente-cômico. Ele passou o dia inteiro explicando a 'porca-da-parafuseta' pros músicos e todos os possíveis ouvintes. Cada banda que subia ao palco tinha que ouvir ele explicando: primeiro todos os instrumentos serão equalizados, depois vamos gravar a música para o CD do Festival... pra evitar que no momento da apresentação ocorra algum erro técnico... nunca se sabe... algum cabo pode desconectar... ou pode ter algum ruído que não dê pra consertar na mixagem... porque nós estamos usando a última geração de recursos pra gravação... etc, etc.

Achei desnecessário ele repetir tudo isso a cada troca de banda e durante a passagem de som, já que ele falava no microfone e todos os músicos presentes (independente de estarem no palco ou na platéia) ouviam claramente as instruções. Aliás, todos já estavam carecas-de-saber os procedimentos para a gravação e o funcionamento do festival. (eheheh)

Mas o que mais me chamou a atenção foi a forma hostil que ele pediu pra nenhuma criança ficar no teatro durante as gravações porque poderiam gritar e fazer barulho. Tinha uma meninha de uns 3 anos de idade - a única criança no teatro - que assistia a tudo bem quietinha. Sem dúvidas ela era a pessoa mais comportada naquele Teatro. O barulho e as risadas que se ouviam no recinto eram dos próprios músicos e seus acompanhantes (normal né? ihihih). A pobre menininha teve que se retirar devido a insensibilidade do cara, coitadinha... a única inocente dessa história!

However... o pior ainda estava por vir... à noite, durante a tão esperada apresentação do Festival, nosso apresentador tava impossível! Não satisfeito em explicar repetidamente - a cada troca de banda - como eram os bastidores de um festival de música, a 'pedreira' que os jurados passam pra decidir e blá, blá, blá... ele resolveu explicar pra uma platéia 85% músicos, o que pra nós é óbvio... (aliás, nem precisava ser músico, até uma criança entenderia! :-D)

- Todos os instrumentos são ligados em cabos e equalizados numa mesa de som; (que bom que ligam os cabos em algum lugar)
- Essas caixas de som grandes se chamam PA e é através delas que sai o som dos instrumentos ligados nos cabos; (por que é que as pessoas vão querer saber o nome dos equipamentos??)
- Antes do público chegar é feita uma passagem de som, onde todos os instrumentos são equalizados... (isso também é totalmente desnecessário!);
- Todas as bandas gravaram a música na passagem de som por garantia... (explicou detalhadamente todo o processo que nós vivenciamos com ele a tarde inteira)
- Cada baterista possui seus pratos; (sério?)
- Cada músico usa o seu instrumento; (que legal!)
- Vocês não têm idéia da pedreira que os jurados têm que passar pra fazer a premiação... (tudo de novo)

Eu tava a beira de um ataque-de-nervos! Isso que me considero uma pessoa calma, tri da paz... mas tava demais (risos)!! Me consolei conversando com as gurias porque vi que não era a única a beira de um colapso... até ouvi alguém nas cadeiras de trás comentar: - esse cara não vai calar a boca??

- Dá vontade de jogar um violão na cabeça dele e dizer "isso é um violão"! (Adri)
- Violão é muito leve amiga. A gente tinha que jogar um amplificador na cabeça dele e dizer "isso é um amplificador"! (Mari)
- Só falta ele explicar que o microfone capta a voz dele. (Cônsul)
- E que a voz dele sai no PA... (Ângela)
- Bah... que viagem esse tiozinho! (Play)
- Não agüento mais ouvir ele falar na 'pedreira dos jurados'. (Adri)
- Daqui a pouco ele vai dizer que o violão é um instrumento de cordas. (Clá)
- Até quando ele vai continuar nos massacrando desse jeito?? (Mari - desesperada!)
- Imagina esse cara quando criança, na fase dos 'porquês', devia infernizar a pobre da mãe dele! (Cônsul)
A Play nem comentava mais nada, apoiava a cabeça no encosto da cadeira e respirava fundo a cada nova explicação. A gente ria pra não chorar!!

Na hora de anunciar a premiação então... nosso apresentador nos torturou o quanto pode! Explicou como funciona o procedimento de escolha do jure, a dificuldade pra escolher os premiados, que a maioria dos participantes eram muito bons... e todo aquela dissertação da pedreira de novo! Teve um momento que ouvimos um grito desesperado de alguém que devia estar mais ao fundo. Fui obrigada a comentar com as gurias: - não falei que esse cara desperta a ira das pessoas?? (caímos na gargalhada e, ao mesmo tempo, nos sentimos confortadas em saber que não éramos as únicas incomodadas com o amigo-prolixo)

Embora o apresentador tenha tido as suas tortuosas 'horas' de fama e nos fornecido um 'espetáculo' a parte, foi muito bacana participar desse festival e ver como tem músicos bons em Porto Alegre. Fizemos amizade com alguns músicos, trocamos idéias e assistimos a bandas muito boas. Mesmo que a gente não tenha conseguido ganhar nenhum prêmio nessa final, só o fato de ter a nossa música gravada no CD do Festival já foi motivo de grande alegria. Valorizamos muito a nossa participação nesse festival com três músicas, das quais uma se classificou para a Final (mazzaahhhh). Já fizemos planos para o Festival do próximo ano! Vamos inscrever novas músicas que estamos compondo... e a tendência é melhorarmos - como músicos e como pessoas - sempre!

Continuamos nossa jornada... valorizando cada novo passo conquistado! ;-)

Nenhum comentário: